A ausência das perspectivas de gênero e raça nas políticas públicas de mobilidade urbana

Autores

  • Ana Carolina Almeida Santos Nunes
  • Marina Pereira

DOI:

https://doi.org/10.55663/RBDU.especial2020.nunes

Palavras-chave:

mobilidade urbana, exclusão, machismo, racismo, interseccionalidade

Resumo

A mobilidade urbana nas cidades brasileiras é fortemente afetada pela desigualdade socioterritorial, que quando observada de maneira aproximada, é caracterizada por marcadores sociais da diferença como classe, gênero e raça. O tema da equidade de gênero tem estado cada vez mais presente em discussões sobre políticas públicas, mas ainda é pouco explorado em relação aos espaços públicos e coletivos da cidade, e especificamente no contexto da mobilidade. Enquanto isso, o combate às desigualdades raciais é foco do debate em políticas públicas do campo social, mas ainda invisibilizado em relação à mobilidade urbana. Este artigo propõe, a partir da análise da Política Nacional de Mobilidade Urbana e dos Planos de Mobilidade Urbana Municipais (das capitais) um debate sobre como estes instrumentos, pensados a partir de um sujeito universal - homem, branco e de classe média - invisibilizam o restante da sociedade e não compreendem as desigualdades de acesso ao transporte público e à cidade. Ainda que seja mencionada a importância de as políticas de mobilidade urbana apoiarem o combate à desigualdade de renda, pouco se lembra dos desequilíbrios entre os gêneros e, ainda, invisibiliza a questão racial. Quando apontadas essas diferenças, não é mencionada qualquer alternativa, solução, ou análise mais aprofundada. Por isso, o objetivo desse trabalho é apontar algumas das consequências dessa negligência ao acesso à cidade por parte de mulheres e meninas, e das populações periféricas, negras e indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ana Carolina Almeida Santos Nunes; Marina Pereira (2020). A ausência das perspectivas de gênero e raça nas políticas públicas de mobilidade urbana. Revista Brasileira de Direito Urbanistica | RBDU 10, Edição Especial, jun. 2020. “Desurbanizando ou Ruralizando”? Desafios para uma cidade eficiente. [X Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico | 22-24 out. 2019]. Palmas-TO: IBDU, 2020. Doi: https://doi.org/10.55663/RBDU.especial2020.nunes

Downloads

Publicado

30.06.2020

Como Citar

NUNES, A. C. A. S.; PEREIRA, M. A ausência das perspectivas de gênero e raça nas políticas públicas de mobilidade urbana. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 6, n. 10, p. 189–206, 2020. DOI: 10.55663/RBDU.especial2020.nunes. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/2020nunes. Acesso em: 27 abr. 2024.