A urbanização brasileira segregacionista: critérios para inserir os instrumentos do Estatuto da Cidade no combate à segregação socioespacial urbana

Autores

  • Tiago da Guia Oliveira Universidade de Sorocaba - UNISO (Sorocaba, São Paulo, Brasil)
  • Fernanda Sola Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (São Carlos, São Paulo, Brasil)
  • Eliana Cardoso Leite Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (São Carlos, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/rbdu.v5i9.393

Palavras-chave:

segregação urbana, estatuto da cidade, diagnóstico, plano diretor

Resumo

O objetivo geral do artigo é identificar em referenciais teóricos quais são os elementos mais destacados pelos autores como propulsores da segregação urbana e os critérios fundamentais para se compreender as potencialidades e carências de regiões específicas nas cidades de médio porte, a fim de se fomentar os instrumentos do Estatuto da Cidade no combate à segregação socioespacial urbana nas audiências públicas do Plano Diretor. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa descritiva, sendo que os estudos descritivos coletaram, através do embasamento teórico, dados que identificassem no processo de urbanização das cidades brasileiras os indicadores de segregação socioespacial urbana. A obtenção desses dados ocorreu por meio de listagem das palavras e/ou temas constantemente abordados por autores que dissertam sobre o processo de urbanização e segregação urbana no Brasil. Após a compilação dos dados, analisaram-se os que aparecem com maior frequência e como resultado copilou-os numa tabela transformando-os em critérios, a fim de se concluir um diagnóstico para fomentação dos melhores instrumentos do Estatuto da Cidade no combate aos indicadores de segregação socioespacial urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago da Guia Oliveira, Universidade de Sorocaba - UNISO (Sorocaba, São Paulo, Brasil)

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba.

Fernanda Sola, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (São Carlos, São Paulo, Brasil)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Carlos.

Eliana Cardoso Leite, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (São Carlos, São Paulo, Brasil)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Carlos. https://orcid.org/ 0000-0003-3152-2576

Referências

CALDEIRA, T.P.R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/EDUSP, 2000. 400p.

CHAGAS, C.A.M. A periferização da pobreza e da degradação sócio-ambiental na Região Metropolitana de São Paulo, o caso de Francisco Morato. Dissertação de Mestrado FAUUSP, São Paulo, 2007.

DAVIS, M. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

ELIAS, D. S. Meio técnico-científico-informacional e urbanização na Região de Ribeirão Preto. Tese de Doutorado em Geografia – FFLCH USP São Paulo, 1996. 289p.

FERREIRA, J. S. W. A cidade para poucos: breve história da propriedade urbana no Brasil. In: Anais do Simpósio Interfaces de Representações Urbanas em Tempos de Globalização. Realizado em Bauru pela UNESP e SESC Bauru em 21 a 26 de agosto de 2005.

HAMPF, M. T. A cidade dual: sua interpretação no sul. 2004. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.047/590/pt. Acesso em: ago. 2013.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. JACOBI, P. Cidade e Meio Ambiente: percepções e práticas em São Paulo. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LEITE, C. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes. São Paulo: Bookman, 2012.

LOTUFO, J. O. Habitação social para a cidade sustentável. São Paulo: Dissertação de Mestrado: FAUUSP, 2011.

MAIA, D. S. A Periferização e a Fragmentação da Cidade: loteamentos fechados, conjuntos habitacionais populares e loteamentos irregulares na cidade de Campina Grande-PB, Brasil. Scripta Nova (Barcelona), v. XIV, p. 1-15, 2010.

MARICATO, E. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, O.; VAINER, C.B.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único – Desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARICATO, E. Conhecer para resolver a cidade ilegal. In: CASTRIOTA, L.B. (Org.) Urbanização Brasileira/ redescobertas. Belo Horizonte: C/Arte, pp. 78-96, 2003.

PRIETO, E. C. O Estatuto da Cidade e o Meio Ambiente. Artigo para o IV Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico São Paulo, 05 a 09 de dezembro de 2006.

ROGERS, R. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Fapesp; Nobel, 1995.

ROLNIK, R. O que é Cidade? 3. ed. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SACHS, I. Rumo a Ecossocioeconomia – Teoria e Prático do Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLA, F. Planificação Urbana como elemento de efetivação de políticas Públicas Ambientais e Gestão Democrática. In: XV Encontro Preparatório do CONPEDI, 2006, Recife – PE.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. 7. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. 176 p.

SCHIFFER, S. a dinâmica urbana e sócio-econômica da Região Metropolitana de São Paulo: 1975-1995. Pp. 166-196. In: SCHIFFER, S. Globalização e estrutura urbana. São Paulo, HUCITEC, FAPESP, 2004. 305 p.

VALLADARES, L. A gênese da favela carioca. A produção anterior às ciências sociais, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n44/4145. Acesso em: fev. 2014.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp: Lincoln Institute, 2001.

VILLAÇA, F. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. In: Estud. av. vol. 25. no 71. São Paulo. Jan./Apr. 2011.

Downloads

Publicado

15.12.2019

Como Citar

OLIVEIRA, T. da G.; SOLA, F. .; LEITE, E. C. A urbanização brasileira segregacionista: critérios para inserir os instrumentos do Estatuto da Cidade no combate à segregação socioespacial urbana. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 5, n. 9, p. 193–221, 2019. DOI: 10.55663/rbdu.v5i9.393. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/393. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo