Democracia e cidades: a experiência juiz-forana de revisão da legislação urbanística de edificações e de uso e ocupação do solo

Autores

  • Ana Beatriz Oliveira Reis Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (Bel´ém, Pará, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/rbdu.v3i4.535

Palavras-chave:

Juiz de Fora, MaisJF, legislação urbanística, gestão democrática das cidades

Resumo

Se propõe a resgatar a experiência de revisão da legislação urbanística de edificações e de uso e ocupação do solo da cidade mineira de Juiz de Fora ocorrida em 2013, procurando verificar quais são as características desse processo, em especial, quanto à dimensão da participação popular. Essa análise não se restringe apenas ao âmbito formal do processo legislativo na Câmara de Vereadores. Privilegia-se aqui a constante interação do referido processo formal com os diversos atores sociais da cidade. Destaca-se a atuação do movimento popular urbanista MaisJF na ampliação do debate público acerca das propostas de modificação legislativa e dos seus possíveis impactos no espaço urbano juiz-forano, ressaltando-se a importância das redes sociais nessa empreitada e a grande projeção alcançada pelo coletivo durante as jornadas de junho de 2013. A análise da democracia nesse processo toma por consideração o ambiente político-institucional brasileiro que consagra a participação popular no planejamento e na gestão das cidades em diversas normas amparadas pela Constituição Federal promulgada em 1988. Destaca-se dentre essas normas, a consagração do princípio da gestão democrática das cidades no Estatuto das Cidades. Para a construção desse trabalho são apresentadas, primeiramente, as características econômicas, sociais e político institucionais da cidade de Juiz de Fora para, em seguida, resgatar como ocorreu o processo de revisão legislativa. Esse estudo de caso foi feito por intermédio das técnicas de pesquisa de revisão bibliográfica, análise documental, sistematização de dados e entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Oliveira Reis, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (Bel´ém, Pará, Brasil)

Professora de Direito do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense – PPGDC/UFF. Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. http://lattes.cnpq.br/8425524082989615

Referências

ALBERTO, K. C.; TASCA, L. Revisão da legislação urbana em Juiz de Fora: oportunidade de mudanças. Minha Cidade, São Paulo, ano 04, n. 048.02, Vitruvius, jul. 2004 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/04.048/2007>. Acesso em: 28 dez. 2015.

BARBOSA, B. L. Patrimônio, planejamento e produção do espaço urbano: o caso da transferência de potencial construtivo em Juiz de Fora – MG. 139 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal da Bahia, 2015, fls. 113-114.

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Lei Orgânica de Juiz de Fora. Promulgada em 30 de abril de 2010.

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Resolução 1270. Regimento Interno da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, 2013.

CAPUCHINHO, M. N. A centralidade da Luta por moradia para a classe trabalhadora e a ocupação Vila Barroso em Juiz de Fora. 146 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012, fl. 89.

CLEMENTE, L. O. A produção do espaço através do ato de habitar: um estudo sobre a relação entre política habitacional, território e sujeitos sociais em Juiz de Fora/MG. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015, fl. 141.

CORDOVIL, W. D. Do caminho novo a Manchester mineira: as dinâmicas sócio-espaciais da gênese e evolução do município de Juiz de Fora no contexto regional da zona da mata mineira. 245 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013, p. 207.

DAHL, R. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 2012.

DUARTE, F. M. Uma composição historiográfica para Juiz de Fora: leituras escolhidas (1958-2012). Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, v. 10, n. 16 Jan./Jun. 2014.

JUIZ DE FORA. Subsecretaria de Vigilância e Monitoramento de Assistência Social. Mapa social: análise da situação do desenvolvimento familiar em Juiz de Fora [Agenda Família 6mil]. Thiago Campos Horta e Tammy Claret Monteiro et al. Juiz de Fora (MG): Funalfa, 2012, p. 89.

MORAIS, G. MaisJF [nov. 2015]. Entrevistadora: Ana Beatriz Oliveira Reis. Juiz de Fora: entrevista realizada pela autora, 2015.

OLIVEIRA, M. M. Plano estratégico e diretor de Juiz de Fora: modelos contraditórios ou complementares? 109 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, p. 41.

PIRES, A. Café e indústria em Juiz de Fora: uma nota introdutória. In: Juiz de Fora: história, texto e imagem. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004, p. 29.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2013, p. 97.

SILVA, J. A. Curso de direito urbanístico. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2010, p. 45.

SILVA, R. A. S. Geografia e habitação social: a política habitacional e os expedientes da (re) produção da cidade capitalista em Juiz de Fora – MG. 182 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014, p. 44.

SILVEIRA, P. S. A. J. MaisJF [dez. 2015]. Entrevistadora: Ana Beatriz Oliveira Reis. Juiz de Fora: entrevista realizada pela autora, 2015.

TASCA, L. As contradições e complementaridades nas leis urbanas de Juiz de Fora: dos planos aos projetos de intervenção. Tese (Doutorado). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010, p. 33.

TRIBUNA DE MINAS. Câmara aprova lei que favorece adensamento. 2 de novembro de 2013. Disponível em: <http://www.tribunademinas.com.br/camaraaprovaleiquefavoreceadensamento/>. Acesso em: 14 nov. 2015.

TRIBUNA DE MINAS. Milhares protestam em Juiz de Fora. 17 de junho 2013. Disponível em: <http://www.tribunademinas.com.br/milharesprotestamemjuizdefora/> Acesso em: 14 nov. 2015.

VAINER, C. Empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do planejamento urbano. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia (Org.). A cidade do pensamento único. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

15.06.2017

Como Citar

REIS, H. B. O. Democracia e cidades: a experiência juiz-forana de revisão da legislação urbanística de edificações e de uso e ocupação do solo. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 3, n. 4, p. 209–240, 2017. DOI: 10.55663/rbdu.v3i4.535. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/535. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo