A outorga onerosa do direito de construir como instrumento de política urbana do município de Niterói

Autores

  • Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Rio de Janeiro
  • Cristiano Dias Tebaldi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Rio de Janeiro

Palavras-chave:

direito urbanístico, Estatuto da Cidade, plano diretor, recumeração de mais-valias urbanas, análise orçamentária

Resumo

O instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), instituído pela Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), tem como finalidades precípuas a recuperação das mais-valias fundiárias e a justa distribuição dos benefícios do processo de urbanização. O artigo propõe uma investigação sobre a aplicação da Outorga Onerosa do Direito de Construir como instrumento de política urbana executado pelo município de Niterói, que integra a região metropolitana do Rio de Janeiro, sob o formato metodológico de um estudo de caso, analisando a incidência e arrecadação pública com este instrumento no período de 2011 a 2017. A pesquisa propõe averiguar a arrecadação dos recursos da OODC para execução de ações, programas e projetos de natureza urbanística, conforme disposição do art. 26, II, da Lei nº 10.257 de 2001, em consonância com o Plano Diretor do município de Niterói, verificando se este instrumento tem contribuído concretamente para a efetivação das políticas públicas da cidade, uma vez que constatamos que o município de Niterói foi beneficiado entre 2011 e 2017, período em que as receitas auferidas com este instrumento tiveram uma variação positiva de 208%, arrecadando neste intervalo o valor acumulado de R$ 94.777.442,85.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Garcia Ribeiro Lopes Domingues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da graduação em Direito e do mestrado em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Advogado. E-mail: edomingues@unirio.br. ORCID: 0000-0002-5860-497X.

Cristiano Dias Tebaldi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Rio de Janeiro

Mestre em Direito (linha de pesquisa Direito, Políticas Públicas e Sustentabilidade) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor, consultor jurídico e advogado especialista em Direito Processual Civil. E-mail: cristianotebaldi@hotmail.com.

Referências

ARAUJO, E. C. Processos recentes de urbanização em território fluminense: o fenômeno da dispersão sob a ótica da influência de grandes projetos urbanos. In: OJIMA, Ricardo; MARANDOLA JUNIOR, Eduardo (Org.). Dispersão urbana e mobilidade populacional: implicações para o planejamento urbano e regional. São Paulo: Blucher, 2016.

AZEVEDO, M. N. S. Niterói urbano: a construção do espaço da cidade. In: MARTINS, I. de L.; KNAUSS, P. (Org.). Cidade múltipla: temas de história de Niterói. Niterói: Niterói Livros, 1997.

BARANDIER, H.G; DOMINGUES, E.G.R.L. Visões Antagônicas na Regulamentação da outorga onerosa do direito de construir nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Revista de Direito Urbanístico, v. 4, n.1, Cidade e Alteridade, 2018.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma teoria jurídica das políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2013.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

DOMINGUES, Eduardo Garcia Ribeiro Lopes. Moradia não é mercadoria. Revista de Direito da Cidade, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 197-233, jun. 2013. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/9729. Acesso em: 20 nov. 2018.

FURTADO, Fernanda; Vera R. Rezende, M. Teresa C. Oliveira e P. Jorgensen. Outorga Onerosa do Direito de Construir, panorama e avaliação de experiências municipais. XII ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 2007.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LIRA, Ricardo Pereira. Elementos de direito urbanístico. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades, alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Mariana. A história do Estatuto da Cidade. In: DALLARI, Adilson Abreu; FERRAZ, Sérgio (coord.). Estatuto da Cidade: comentários à Lei Federal 10.257/2001. São Paulo: Malheiros, 2002.

MOTA, Francisco Suetônio. Urbanização e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 1999.

REZENDE, Vera F. FURTADO, Fernanda. OLIVEIRA, M. Teresa e JORGENSEN JR., Pedro. Revisão bibliográfica comentada dos fundamentos da Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC. Revista de Direito da Cidade, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 156-205, dez. 2011. Disponível em:

<http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/9853>.doi:https://doi.org/10.12957/rdc.2011.9853.

ROLNIK, R. (1997) Planejamento Urbano nos Anos 90: novas perspectivas para velhos temas. In: RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos (Orgs.). Globalização, fragmentação e reforma urbana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

SILVA, José Afonso da. Direito urbanístico brasileiro. 7. ed. São Paulo, Malheiros Editores, 2012.

SOUZA, M. A. A. de. A identidade da metrópole: a verticalização de São Paulo: São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1994.

Downloads

Publicado

15.06.2022

Como Citar

DOMINGUES, E. G. R. L. .; TEBALDI, C. D. . A outorga onerosa do direito de construir como instrumento de política urbana do município de Niterói. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 8, n. 14, p. 103–123, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/755. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)