Loteamentos, desmembramentos e expansão urbana:

reflexões acerca do município de Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Diego Coelho do Nascimento Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Pedro George Sales Torres Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cirlany Sousa Matos Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.55663/RBDU.v09.i17-ART06

Palavras-chave:

desenvolvimento urbano;, parcelamento urbano

Resumo

O município de Juazeiro do Norte está localizado ao sul do estado brasileiro do Ceará, possui mais de 270 mil habitantes, e é a principal cidade da Região Metropolitana do Cariri cearense. Dessa forma, o presente artigo objetiva analisar a expansão urbana no município em questão, concatenando aos loteamentos e desmembramentos realizados no período compreendido entre 2000 e 2020, recorte temporal que compreende a data de elaboração do primeiro e único Plano Diretor de Juazeiro do Norte, até um ano anterior ao seu processo de revisão e atualização, iniciado em 2021. Para isso, utilizou-se abordagem quali-quantitativa, com objetivos exploratórios e explicativos de procedimentos mistos de levantamento bibliográfico e análise documental. Mediante o estudo, notou-se que Juazeiro do Norte, vivencia uma fase de expansão urbana reforçada pelo aumento na criação de loteamentos e desmembramentos, mudando a configuração e a relação urbano-rural. Além disso, identificou-se a transformação de áreas rurais em urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Licenciado em Geografia (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFC) e Doutor em Geografia (UFPE). Atualmente, é Docente Adjunto na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de Produtividade da FUNCAP e coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS). 

Pedro George Sales Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Direito na Universidade Regional do Cariri (URCA), Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas `Públicas (Laurbs)

Cirlany Sousa Matos, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Administração e Gestão Social na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de Iniciação Científica do CNPq no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas `Públicas (Laurbs)

Referências

BRANDT, Daniele Batista. O Direito à cidade em Henri Lefebvre e David Harvey: Da utopia urbana experimental à gestão democrática das cidades. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, v. 16, n. 1, 2018.

O que é direito à cidade?. Instituto Pólis, 2018. Disponível em: https://polis.org.br/direito-a-cidade/o-que-e-direito-a-cidade/ Acesso em: 15 jul. 2022.

MARICATO, Ermínia. Conhecer para resolver a cidade ilegal. Urbanização brasileira: redescobertas. Belo Horizonte: Arte, p. 78-96, 2003.

BRASIL. IBGE. IBGE Cidades: Juazeiro do Norte. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama Acesso em: 08 de fev. 2022.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

Downloads

Publicado

19.12.2023

Como Citar

COELHO DO NASCIMENTO, D.; SALES TORRES, P. G.; SOUSA MATOS, C. Loteamentos, desmembramentos e expansão urbana:: reflexões acerca do município de Juazeiro do Norte-CE. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 9, n. 17, p. 135–159, 2023. DOI: 10.55663/RBDU.v09.i17-ART06. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/800. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo