As zonas Especiais de Interesse Social no município de Santo André e as ações de urbanização e regularização de favelas

Autores

  • Rosana Denaldi Universidade Federal do ABC - UFABC (Santo André, São Paulo, Brasil)
  • Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida Universidade Federal do ABC - UFABC (Santo André, São Paulo, Brasil)
  • Juliana Veshagem Quarenta Universidade Federal do ABC (ABC Paulista, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/RBDU.v09.i15-ART08

Palavras-chave:

ZEIS, urbanização de favelas, regularização jurídica da posse, favela, regularização fundiária plena

Resumo

O Município de Santo André se antecipou aos marcos legais federais e, em 1991, instituiu as Áreas Especiais de Interesse Social - AEIS para amparar as ações de urbanização e regularização de favelas. Esse trabalho objetiva discutir os procedimentos e resultados alcançados no período de 1991 a 2016. Verifica-se, que a maioria das favelas teve sua urbanização iniciada ou concluída, mas que poucos resultados foram alcançados em termos de número de assentamentos com regularização concluída. Vários fatores dificultaram concluir e ampliar a escala da regularização jurídica da posse no período estudado, desde aqueles locais, relacionados com a dinâmica dos procedimentos de urbanização até aqueles relacionados com questões interfederativas tal como a inexistência de marcos regulatórios federais e estaduais que dessem retaguarda, em especial, no tratamento de áreas privadas e das ocupações em áreas ambientalmente sensíveis. Entretanto, as ZEIS foram instrumento para reconhecer a existência dos assentamentos precários e o direito permanência dos moradores nesses territórios e cumpriram importante papel para promover a consolidação e urbanização dos assentamentos localizados em áreas públicas e privadas, a partir da utilização de parâmetros urbanísticos diferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Denaldi, Universidade Federal do ABC - UFABC (Santo André, São Paulo, Brasil)

Professora Associada na Universidade Federal do ABC,  Santo André – SP (Brasil), vinculada ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.  É coordenadora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos (LEPUR). Foi secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santo André. ORCID: 0000-0001-6463-4457.

Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida, Universidade Federal do ABC - UFABC (Santo André, São Paulo, Brasil)

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC, Santo André – SP (Brasil), vinculada ao Bacharelado em Planejamento Territorial.  Doutora  em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora associada e colaboradora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos (LEPUR). Ocupou cargos de assessoria jurídica junto ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Paulo e junto ao  Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais - Instituto Pólis-SP. ORCID: 0000-0002-3369-1261.

Juliana Veshagem Quarenta, Universidade Federal do ABC (ABC Paulista, São Paulo, Brasil)

Mestranda no Programa em Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território(UFABC-Brasil). Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo. Pesquisadoraassociada do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR) desde2020. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. ORCID: 0000-0001-9454-4735.

Referências

AFFONSO, Aylton Silva. A efetividade das ZEIS em áreas vazias: o caso de Santo André. Santo André, 2013. 163f. Dissertação. (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC.

AFFONSO, Aylton Silva; DENALDI, Rosana. A efetividade da delimitação de áreas vazias como Zonas Especiais de Interesse Social no Município de Santo André: um balanço preliminar. In: O desafio de planejar a cidade: política urbana e habitacional de Santo André. São Paulo: Annablume, 2012. p. 65-92.

AFFONSO, Aylton Silva. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa direito à cidade e habitação: condicionantes institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no município de Santo André. 2021.

ALFONSIN, Betânia de Moraes. O significado do Estatuto da Cidade para os processos de regularização fundiária no Brasil. In: ROLNIK, Raquel. Regularização fundiária sustentável – conceitos e diretrizes. Brasília: Ministério das Cidades, 2007.

ALMEIDA, Guadalupe Maria Jungers Abib de. Fundamentos e Vínculos da Política de Regularização Fundiária: As Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e o Planejamento Urbano. In: MENCIO, Mariana; LEITE, Luis Felipe Tegon. Regularização Fundiária Urbana: Desafios e Perspectivas para a aplicação da Lei n. 13.465/2017. Letras Jurídicas, São Paulo, v. 1, p. 387-406, 2019.

BARROS, Ana Maria Furbino Bretas; CARVALHO, Celso Santos; MANTANDON Daniel Todtmann. O Estatuto da Cidade comentado. In: Brasil. Ministério das Cidades. O Estatuto da Cidade Comentado. São Paulo: Ministério das Cidades: Aliança das Cidades, 2010. p. 91-119.

BEDIN, Eduardo de Andrade. Entrevista concedida no âmbito da elaboração da dissertação de mestrado de Juliana Veshagem Quarenta. 2023.

BELO HORIZONTE, Lei 3.532 de 6 de janeiro de 1983. Autoriza o Executivo Municipal a criar o Programa Municipal de Regularização de Favelas - PROFAVELA e dá outras providências. Disponível em: https://www.cmbh.mg.gov.br/atividade-legislativa/pesquisar-legislacao/lei/3532/1983 .

BRASIL Decreto-Lei Federal n. 271/67. Dispõe sobre loteamento urbano, responsabilidade do loteador concessão de uso e espaço aéreo e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0271.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6766.htm . Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

BRASIL, Lei Federal nº 10.257 de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm . Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

BRASIL, Medida Provisória 2.220 de 4 de setembro de 2001. Dispõe sobre a concessão de uso especial de que trata o § 1o do art. 183 da Constituição, cria o Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano - CNDU e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2220.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Lei Federal nº 11.977 de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbana. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11977.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

BRASIL, Lei Federal nº 13.465 de 11 de julho de 2017. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13465.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

CARDOSO Adauto Lucio; DENALDI, Rosana. Urbanização de favelas no Brasil: um balanço preliminar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). In: Adauto Lucio Cardoso; Rosana Denaldi. Urbanização de favelas no Brasil: um balanço preliminar do PAC. 1ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. p. 17-48.

DENALDI, Rosana; SANTOS, Raphael Bischof; REGINO, Tassia; BRAJATO, Dania; PETRAROLLI, Juliana Gomes, FEITOSA, Flavia da Fonseca; MENCIO, Mariana; SILVEIRA, Kleber Jose da, CARVALHO, Guilherme Carpinteiro de; JACOVINE, Thiago Correa; SILVA, Pollyana Helena da; JESUS, Patricia Maria de; GONÇALVES, Gilmara da Silva; FERRARA, Luciana Nicolau; RODRIGUES, Rogério; SILVA, Gabriel Marques; PINTO, Matheus Graciosi; SILVA, Patricia Cezario; BANGOIM, Gisele; MIRANDA, Raul Almeida. Diagnóstico Habitacional Regional do ABC. São Bernardo do Campo: UFABC, 2016.

Relatório. Disponível em: http://lepur.com.br/wp-content/uploads/2017/12/03-Diagnostico-Habitacional-Regional-do-Grande-ABC-Relat%C3%B3rio-Final.pdf. Acesso em: 13 de fevereiro de 2023.

DENALDI, Rosana; LIMA-SILVA, Fernanda.; ALMEIDA, Guadalupe Maria Jungers Abib de; SILVEIRA, Kleber José da; PETRAROLLI, Juliana Gomes; QUARENTA, Juliana Veshagem; PINTO, Matheus Graciosi; ABREU, Marina Ohara Morita; Urbanização de favelas em Santo André uma trajetória marcada pelo pioneirismo e inovação. In: SILVA, Madianita Nunes da; CARDOSO Adauto Lucio; DENALDI, R. Urbanização de favelas no Brasil: trajetórias de políticas municipais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.

DENALDI, Rosana; LIMA-SILVA, Fernanda; ALMEIDA, Guadalupe Maria Jungers Abib de; SILVEIRA, Kleber José da; PETRAROLLI, Juliana Gomes; QUARENTA, Juliana Veshagem; PINTO, Matheus Graciosi; ABREU, Marina Ohara Morita. Direito à Cidade e Habitação: Condicionantes institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no Município de Santo André. Relatório de pesquisa. Santo André, 2021.

DENALDI, Rosana; DIAS, Gisele Silva. Limites da regularização fundiária: a experiência do Município de Santo André. In: ABRAMO, Pedro. A cidade da informalidade: O desafio das cidades latino-americanas. Rio de Janeiro: FAPERJ/Livraria Sette Letras, 2003. p. 85 a 89.

DENALDI, Rosana; FERRARA, Luciana Nicolau. The Environmental Dimension of the slum upgrading.Revista Ambiente & Sociedade (, São Paulo, v. 21, p. 1-20, 2018.

FERREIRA, João Sette Whitaker; MOTISUKE, Daniela. A efetividade da implementação de Zonas Especiais de Interesse Social no quadro habitacional brasileiro: uma avaliação inicial. In: BUENO, Laura Machado de Mello.; CYMBALISTA, Renato. Planos diretores municipais: novos conceitos de planejamento territorial. São Paulo: Annablume, 2007. p. 33-58.

PINTO, Matheus Graciosi. A trajetória de construção da política de urbanização de favelas no Município de Santo André e as intervenções na favela Tamarutaca. Santo André, 2021. 182f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território). Universidade Federal do ABC, São Bernardo: 2021.

LOPES, Thais Fernanda. (2015). A Lei Específica da Billings e os novos desafios para o Programa de Recuperação de Interesse Social – PRIS: o estudo de caso do GT Licenciamento. In: VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico Processos de Regularização Fundiária e Urbanização de Favelas.

MANCUSO, Franco. Las experiencias del zoning. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, v.3, 352p , 1980.

MORETTI, Ricardo da Silva; DENALDI, Rosana; PETRAROLLI, Juliana; NOGUEIRA, Fernando Rocha Nogueira.; PAIVA, Claudia; AKAISHI, Ana Gabriela. Identificação e caracterização dos empreendimentos do PAC-UAP na Região do ABC. Relatório de pesquisa. Santo André, 2014, UFABC.

PETRAROLLI, Juliana Gomes. O tempo nas urbanizações de favelas: contratação e execução de obras do PAC no Grande ABC. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão do Território). Universidade Federal do ABC, Santo André, 2015.

RECIFE. Lei nº 14.511, de 17 de janeiro de 1983. Define diretrizes para o uso e ocupação do solo, e dá outras providências. Disponível em: http://www.legiscidade.recife.pe.gov.br/lei/14511/ . Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 1997.

SALLES, Venâncio Antônio de Paula. Regularização Fundiária: questões enfrentadas pelos grandes centros urbanos e dificuldades procedimentais na implementação das metas para a melhor organização das cidades. In: Regularização Fundiária Plena, Referências Conceituais. Ministério das Cidades, p. 131 a 188, 2007.

SANTO ANDRE. Santo André e Direto à Cidade: caderno da habitação. Prefeitura Municipal de Santo André; Fundação Santo André, 1992.

SANTO ANDRE. Balanço de gestão 1997-2000. Departamento de Habitação. 2000.

SANTO ANDRE. Plano Municipal de Habitação. Prefeitura Municipal de Santo André, 2006.

SANTO ANDRÉ. Balanço de atividades 2001-2004. Relatório Técnico. Secretaria de Inclusão Social e Habitação, dezembro de 2004.

SANTO ANDRÉ. Cartilha AEIS – garanta o seu direito. Folhetim. Departamento de Habitação, 1989.

SANTO ANDRÉ. Lei nº 6.864, de 20 de dezembro de 1991. Institui as áreas especiais de interesse social (AEIS) no Município. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/normas/24462. Acesso em 13 de fevereiro.

SANTO ANDRÉ. Lei nº 8.300, de 19 de dezembro de 2001. Dispõe sobre normas específicas sobre a urbanização de assentamentos precários. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/normas/3577 . Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

SANTO ANDRÉ. Lei nº 8.696, de 17 de dezembro de 2004. Instituiu o novo Plano Diretor do município de Santo André, nos termos do artigo 182 da Constituição Federal, do capítulo III da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 - Estatuto da Cidade - e do Título V, Capítulo III, da Lei Orgânica do Município de Santo André. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/legislacoes/7900/ficha. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

SANTO ANDRÉ. Lei nº 8.869, de 18 de julho de 2006. Dispõe sobre normas específicas para ZEIS. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/normas/7498. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

SANTO ANDRÉ. Lei nº 9.066, de 04 de julho de 2008. Altera o Plano Diretor, Uso do Solo e ZEIS. Disponível em: http://www4.cmsandre.sp.gov.br:9000/normas/8507 . Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

SANTOS, Raphael Bischof dos. Limites e potencialidades das políticas de regularização fundiária de assentamentos precários. São Paulo, 2009. 166f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo.

SANTOS, Raphael Bischof dos. A. Limites da regularização fundiária: a experiencia de Santo André. In: DENALDI, Rosana. O Desafio de Planejar a Cidade: Política Habitacional e Urbana de Santo André/SP (1997-2008). São Paulo: Annablume, 2012. p. 293-330.

SANTO AMORE, Caio. Entre o nó e o fato consumado, o lugar dos pobres na cidade: Um estudo sobre as ZEIS e os impasses da reforma urbana na atualidade. 285f. Tese de Doutorado (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo. São Paulo: 2013.

SANTOS, Raphael Bischof. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa direito à cidade e habitação: condicionantes institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no município de Santo André. 2021.

SÃO PAULO, Lei Estadual nº 13.579 de 13 de julho de 2009. Define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings - APRM-B. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2009/lei-13579 13.07.2009.html#:~:text=Artigo%201%C2%BA%20%2D%20Esta%20lei%20declara,futuras%2C%20em%20conson%C3%A2ncia%20com%20a. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.

SILVA, Madianita Nunes da; CARDOSO, Adauto Lucio.; DENALDI, Rosana. Urbanização de favelas no Brasil: trajetórias de políticas municipais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. 402p.

VILLAÇA, Flavio. O Espaço intra-urbano no Brasil. 2ª edição. São Paulo: Studio Nobel/Lincoln Institute/Fapesp, 2001. 363p.

ZUQUIM, Maria de Lourdes.; MAZO, Liliana Maria Sanchez Mazo; MAUTNER, Yvonne. Barrios populares Medellín: favelas São Paulo. São Paulo: FAUUSP, 2017. 314p.

ROMEIRO, Paulo Somlanyi; COSTA, Fernanda Carolina Vieira; CASTRO André Simionato. O financiamento federal da regularização fundiária de núcleos urbanos informais: situações-problema e estratégias de enfrentamento. In: KRAUSE, Cleandro; DENALDI, Rosana. Núcleos urbanos informais: abordagens territoriais da irregularidade fundiária e da precariedade habitacional. Brasília: IPEA, 2022. p. 343-365.

Downloads

Publicado

15.06.2023

Como Citar

DENALDI, R.; ALMEIDA, G. M. . J. A. de; QUARENTA, J. V. As zonas Especiais de Interesse Social no município de Santo André e as ações de urbanização e regularização de favelas. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 9, n. 16, p. 197–223, 2023. DOI: 10.55663/RBDU.v09.i15-ART08. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/822. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO III - Panorama nacional e nos municípios