Pesquisa empírica em Direito Urbanístico: reflexões sobre um trabalho de campo em favelas do Rio de Janeiro

Autores

  • Alex Ferreira Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/rbdu.v1i1.422

Palavras-chave:

pesquisa empírica, metodologia, favela

Resumo

Visa socializar reflexões a respeito de uma experiência de pesquisa empírica, desenvolvida em duas favelas da cidade do Rio de Janeiro, que teve por objeto reconhecer e analisar as instituições regulatórias concretamente operantes nessas localidades, com relação ao controle da propriedade de terrenos, bem como aquelas reguladoras do direito de edificar. O trabalho propõe-se a refletir a respeito dos desafios metodológicos e epistemológicos colocados para o desenvolvimento de pesquisas que se proponham lidar com tal empiria, discutindo, em especial, aqueles aspectos que seriam próprios do que se pretende constituir uma abordagem própria do direito urbanístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Ferreira Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Jurista com Especialização em Sociologia Urbana e Mestrado em Direito da Cidade pela UERJ, e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professor Adjunto II dos cursos de graduação em Direito e de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Coordenador Nacional de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU)

Referências

ALVITO, Marcos. As cores de Acari: uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2001. BOURDIEU, Pierre; et alli. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CARVALHO, Eduardo Guimarães. O negócio da terra: a questão fundiária e a justiça. Rio de Janeiro: UFRJ, 1991.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1990.

FONSECA, Maria Guadalupe Piragibe da. Notas preliminares sobre método sócio-jurídico-crítico. Rio de Janeiro, Revista de teoria jurídica e práticas sociais, v. 1, 1989, p. 09-22.

MAGALHÃES, Alex Ferreira. O direito da favela no contexto pós-programa Favela-Bairro: uma recolocação do debate a respeito do “Direito de Pasárgada”. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

ROLNIK, Raquel. Para além da Lei: legislação urbanística e cidadania (São Paulo 1886-1936). In: FERNADES, Edésio (org.). Direito Urbanístico. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 169-202.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Sociologia na primeira pessoa: fazendo pesquisa nas favelas do Rio de Janeiro. Revista da Ordem dos Advogados do Brasil, Brasília, n. 49, p. 39-79, primavera, 1988.

SAUSSURE, Ferdinand de. Course in general linguistics. Chicago: Open Court Publishing Company, 1986. Trabalho originalmente publicado em 1972.

SILVA, Luiz Antônio Machado da. A política na favela. Cadernos Brasileiros, Rio de Janeiro, ano IX, nº 41, 1967, p. 35-47.

Downloads

Publicado

15.12.2015

Como Citar

MAGALHÃES, A. F. . Pesquisa empírica em Direito Urbanístico: reflexões sobre um trabalho de campo em favelas do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 1, n. 1, p. 195–211, 2015. DOI: 10.55663/rbdu.v1i1.422. Disponível em: http://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/422. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo