Os processos de reintegrações de posse sob a perspectiva da função social da propriedade urbana: novos caminhos e possibilidades a partir do julgamento pelo Tribunal de Justiça do caso da comunidade Sucupira inserida em área de ZEIS

Autores

  • Douglas Tadashi Magami Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/rbdu.v4i7.600

Palavras-chave:

direito urbanístico, função social da propriedade urbana, plano diretor

Resumo

Visa abordar e divulgar alguns estudos e aspectos relacionados ao direito urbanístico e sua influência no âmbito das ações possessórias envolvendo grande número de pessoas de baixa renda que utilizam a área para fins de moradia, a partir de uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo acerca da comunidade Sucupira, inserida em uma Zona Especial de Interesse Social.
Apresenta-se a determinação constitucional de o Plano Diretor regular a função social da cidade e da propriedade urbana, bem como são examinados os parâmetros e diretrizes das ZEIS, de modo a oferecer uma mudança de paradigma na análise de casos de reintegração de posse, bem como alternativas para a resolução consensual de conflitos possessórios no município de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Tadashi Magami, Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)

Mestrando na FAU/USP. Defensor Público do Estado de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/0066586289358408

Referências

ALFONSIN, Betania de Moraes. Dos Instrumentos da Política Urbana. In: MATTOS Liana Portilho (org.). Estatuto da Cidade comentado. Belo Horizonte: Malheiros, 2002.

ALVES, Cléber Francisco. Assistência Jurídica Gratuita nos Estados Unidos, na França e no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

DALLARI, Adilson Abreu. Instrumentos de Política Urbana. In: DALLARI, Adilson; FERRAZ, Sérgio (coord.). Estatuto da Cidade (comentários à Lei Federal 10.257/2001). São Paulo: Malheiros, 2002.

DE LA TORRE RANGEL, Jesús Antonio. El derecho que nace del Pueblo. 5. ed. Cidade do México: Editora Porrua, 2005.

FERNANDES, Edésio; ALFONSIN, Betânia. A nova ordem jurídico-urbanística no Brasil. In: Direito Urbanístico. Estudos Brasileiros e Internacionais. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

FERNANDES, Edésio; ALFONSIN, Betânia. Apresentação. Coletânea de Legislação Urbanística: normas internacionais, constitucionais e legislação ordinária. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

HUMBERT, George Louis Hage. A autonomia do Direito Urbanístico e a sua importância para o ensino jurídico. In: Anais VI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Porto Alegre: Lex Magister, 2010.

LUFT, Rosângela Marina. Políticas Públicas Urbanas. Premissas e condições para a efetivação do direito à cidade. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

MAGAMI TADASHI, Douglas; FERREIRA CARVALHO, Ana. O Papel da Defensoria Pública na implementação da Gestão Social da valorização da terra como instrumento de garantia do direito à cidade. In: X Congresso de Defensores Públicos. Concurso de Teses. Natal, nov. 2011. Disponível em: https://www.anadep.org.br/wtksite/cms/conteudo/13137/DOUGLAS_TADASHI_MAGAMI_._ANA_CARVALHO_FERREIRA.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

SANTO AMORE, Caio. Entre o nó e o fato consumado, o lugar dos pobres na cidade. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – FAU/USP, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

15.12.2018

Como Citar

MAGAMI, D. T. . Os processos de reintegrações de posse sob a perspectiva da função social da propriedade urbana: novos caminhos e possibilidades a partir do julgamento pelo Tribunal de Justiça do caso da comunidade Sucupira inserida em área de ZEIS. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 4, n. 7, p. 167–178, 2018. DOI: 10.55663/rbdu.v4i7.600. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/600. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo