Aplicação de uma metodologia de análise em vazios urbanos: estudo da cidade de Campinas

Autores

  • Anna Laura Pereira Rossi Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)
  • Tomás Antonio Moreira Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.55663/rbdu.v7i13.739

Palavras-chave:

vazios urbanos, legislação urbanística, planejamento de Campinas, plano diretor municipal, função social da propriedade

Resumo

Este trabalho busca discutir as diferentes concepções e classificações existentes acerca dos vazios urbanos. Tendo como base o estudo de Campinas-SP, objetivou-se explorar uma forma de análise de vazios compreendendo suas diferentes características, considerando suas bases de dados possíveis e existentes e a sua relação com a normativa, os Planos Diretores Municipais de 2006 e 2018. A partir de pesquisa bibliográfica, estruturou-se uma metodologia de leitura de vazios urbanos para Campinas e outras cidades e, através da pesquisa de campo, verificou-se sua aplicabilidade no caso de estudo, cruzando as informações geradas com o histórico de crescimento e de planejamento da cidade. Com a combinação dos dados originados pela análise, apontou-se para a predominância de um tipo de vazio urbano específico: gleba vazia de propriedade privada em regiões periféricas. Esse dado reforça a compreensão da lógica de construção da cidade, já que explicita a presença de retenção especulativa relacionada à expansão periférica como predominante, amparada pela administração municipal através da constante e extensiva ampliação de perímetro urbano e da não aplicação dos instrumentos urbanísticos para se fazer cumprir a função social da propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Laura Pereira Rossi, Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)

Pesquisadora de Doutorado no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo IAUUSP e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP. ORCID: 0000-0002-8. http://lattes.cnpq.br/6248568773285319

Tomás Antonio Moreira, Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, São Paulo, Brasil)

Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. PhD em Estudos Urbanos pela Université du Québec à Montréal – Canadá. Mestre em Ciências Aplicadas – Habitat & Desenvolvimento pela Université Catholique de Louvain – Bélgica. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: 0000-0003-3061-1745.

Referências

BORDE, Andréa de Lacerda Pessoa. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

BOWMAN, Ann; PAGANO, Michael. Terra Icognita: vacant land and urban strategies. Washington: Georgetown University Press, 2004.

CANO, Wilson; BRANDÃO, Carlos Antônio (org.). A região metropolitana de Campinas: urbanização, economia, finanças e meio ambiente. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

CLICHEVSKY, Nora. La tierra vacante en América Latina. Land Lines Article, 1999. Disponível em: http://www.lincolninst.edu/pubs/380_La-tierra-vacante-en-Am%C3%A9rica-Latina. Acesso em: 08 ago. 2016.

FREITAS, Marina Roberta Padilha de; NEGRÃO, Glauco Nonose. Vazios urbanos: estudo de caso no município de Guarapuava, PR. Geographia Opportuno Tempore, v. 1, n. 1. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/20309. Acesso em: 21 ago. 2020.

FUPAM – Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente. Análise e Diagnóstico Técnico –Produto P3A. Campinas, 2015. 199 p. Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/seplama/ p3a_r04_consolidado.pdf. Acesso em: 31 jan. 2020.

PEREIRA, Paulo Cezar Xavier. Do terreno vaio ao domicilio vacante, uma mudança na configuração urbana: “cara nova” de uma prática antiga e ainda mal compreendida. In: PEREIRA, Paulo Cesar Xavier (org.) Produção Imobiliária e reconfiguração da cidade contemporânea. São Paulo: FAUUSP, 2018.

ROSSI, Anna Laura Pereira. Vazios urbanos em Campinas: legislação, planejamento e a mercantilização da cidade. 2020. Dissertação(Mestrado em Ciências) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020.

SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos; MONTANDON, Daniel Todtmann (org.). Os planos municipais pós-estatuto da cidade: balanço crítico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.

SOUZA, Leandro Gomes. Análise espacial e gestão municipal de vazios urbanos no Rio de Janeiro.Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

Downloads

Publicado

15.12.2021

Como Citar

ROSSI, A. L. P.; MOREIRA, T. A. . Aplicação de uma metodologia de análise em vazios urbanos: estudo da cidade de Campinas. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 7, n. 13, p. 125–145, 2021. DOI: 10.55663/rbdu.v7i13.739. Disponível em: https://biblioteca.ibdu.org.br/index.php/direitourbanistico/article/view/739. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo