O procedimento geral de desmembramento de matrículas no Registro de Imóveis
DOI:
https://doi.org/10.55663/rbdu.v5i9.385Palabras clave:
desmembramento, desmembramento e loteamento, procedimento geralResumen
O procedimento de desmembramento imobiliário é alternativa comumente utilizada pela população com a finalidade de alienar frações de terra de tamanho inferior ao do imóvel original. Nesse sentido, as complicações decorrentes da venda de fração ideal de imóveis levaram à utilização de procedimento previsto em lei que, contudo, não deixa de estar envolto em penumbra. Com efeito, ainda que se trate de procedimento relativamente simples, há diversos atos cujo respeito deve ser observado, além de diversas peculiaridades que se apresentam conforme o tipo do desmembramento intentado pelos proprietários. O presente artigo tem a finalidade precípua de esclarecer, em linhas gerais, qual o procedimento adotado para o desmembramento de imóveis e, sem adentrar profundamente no mérito de cada etapa, alertar aos leitores acerca da periculosidade envolvendo a prática de tal ato sem a devida cautela e orientação. Para tanto, oferece-se exemplos simples e genéricos, mas hábeis à bem elucidar eventuais consequências decorrentes dos equívocos cometidos quando da formalização do desmembramento.
Descargas
Citas
AGHIARIAN, Hercules. Curso de direito imobiliário. 11. ed., rev., ampl. e atual. São Paulo: Atlas, 2012.
BALBINO FILHO, Nicolau. Averbações e cancelamentos no registro de imóveis. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
BALBINO FILHO, Nicolau. Direito imobiliário registral. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
BRASIL. Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6015compilada.htm.
BRASIL. Lei nº 6.766 de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6766.htm.
DINIZ, Maria Helena. Sistemas de registro de imóveis. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
PARANÁ. Provimento nº 249 de 2013. Alterado e atualizado até o Provimento nº 275/2018 – Código de normas da Corregedoria-Geral da Justiça – Foro Extrajudicial. Disponível em: https://www.tjpr.jus.br/documents/11900/0/V+-+Texto+Final+-+Publica%C3%A7%C3%A3o+ +ARTIGOS+COM+ EFEITOS+SUSPENSOS+-+MS+-+Atualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf/b0f6e89b-a605-d63e-d85d8753b794852a.
RODRIGUES, Marcelo Guimarães. Tratado de registros públicos e direito notarial. São Paulo: Atlas, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por Creative Commons (CC-NC-ND-4.0 Internacional). A submissão e a publicação de artigos são gratuitos; Trabalhos avaliados por pares duplas cegas; o periódico utiliza o CrossCheck (antiplágio); e cumpre com o Guia dos Editores da COPE - Committee on Publication Ethics, além das recomendações Elsevier e SciELO. Veja os Termos da Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional