A implementação da governança interfederativa prevista no Estatuto da Metrópole – Lei nº 13.089/15 e o Município no Sistema Federativo Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.55663/rbdu.v2i2.454Palabras clave:
estatuto da metrópole, governança interfederativa, municípioResumen
Tem por objetivo analisar a governança interfederativa prevista no Estatuto da Metrópole, Lei nº 13.089/15, entendida como “compartilhamento de responsabilidades e ações entre entes da Federação em termos de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum”, e a autonomia dos Municípios assegurada constitucionalmente em razão do papel do Município no federalismo brasileiro. A abordagem se utilizou do método indutivo-dialético, baseado em técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, através da consulta de livros e revistas especializadas, jurisprudência e textos legislativos. Após uma breve introdução, passa-se à análise da governança interfederativa e da autonomia municipal, no item seguinte, a abordagem é quanto à relação existente entre Municípios, Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Governança Interfederativa, por fim, são analisados os vários instrumentos propostos pelo Estatuto da Metrópole para se atingir a almejada governança interfederativa, como os planos de desenvolvimento integrado e setoriais interfederativos; os fundos públicos; as operações urbanas consorciadas interfederativas; as zonas de aplicação compartilhada de instrumentos urbanísticos
previstos no Estatuto da Cidade; os consórcios públicos; os convênios de cooperação; os contratos de
gestão; as parcerias público-privadas interfederativas; a compensação por serviços ambientais e outros
serviços prestados pelo Município à unidade territorial urbana.
Descargas
Citas
ALVES, A. C. Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Microrregiões: novas dimensões constitucionais da organizado do Estado Brasileiro. Disponível em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista/tes1.htm.>. Acesso em: 11 mar. 2016.
BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2006.
DI SARNO, Daniela Campos Libório. Elementos de Direito Urbanístico. São Paulo: Manole, 2004.
FERNANDES, Edésio. O Elo Perdido: o desafio da gestão metropolitana. In: ALFONSIN, Betânia; FERNANDES, Edésio (org.). Direito Urbanístico: estudos brasileiros e internacionais. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
KISSLER, Leo; HEIDEMANNA, Francisco G. Governança pública: novo modelo regulatório para as relações entre Estado, mercado e sociedade? Ver. Adm. Pública vol. 40 nº 3, Rio de Janeiro, May/June. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.
MARICATO, Erninia. Brasil, cidades alternativas para a crise urbana. Petrópolis – RJ, 2001.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1996.
MODESTO, Paulo. Região Metropolitana, Estado e Autonomia Municipal: a governança interfederativa em questão. Disponível em: http://www.direitodoestado.com.br/colunistas/paulo-modesto/regiaometropolitana-estado-e-autonomia-municipal-a-governanca interfederativa-em-questao. Acesso em: 11 de mar. 2016.
PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf>. Acesso em: 22 de jun. de 2015.PIRES, Maria Coeli Simões. Regiões Metropolitanas e políticas públicas: uma projeção de seus desafios a partir da realidade da RMBH. In: FORTINI, Cristiana; ESTEVES, Júlio César dos Santos; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (org.). Políticas Públicas – Possibilidades e Limites.
PORTAL FEDERATIVO SECRETARIA DE GOVERNO. Estatuto da metrópole é tema de debates no Conselho das Cidades. Disponível em: <http://www.portalfederativo.gov.br/noticias/destaques/estatuto-da-metropole-e-o-tema-de-debates-no-conselho-das-cidades>. Acesso em: 02 de fev. 2016.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: ed. Hucitec, 1993.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 1999.
_________ Direito Urbanístico Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por Creative Commons (CC-NC-ND-4.0 Internacional). A submissão e a publicação de artigos são gratuitos; Trabalhos avaliados por pares duplas cegas; o periódico utiliza o CrossCheck (antiplágio); e cumpre com o Guia dos Editores da COPE - Committee on Publication Ethics, além das recomendações Elsevier e SciELO. Veja os Termos da Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional