Qualidade de vida e princípios do Direito Urbanístico
DOI:
https://doi.org/10.55663/rbdu.v4i6.583Palabras clave:
qualidade de vida, princípios, direito urbanístico, desigualdade socioespacialResumen
Trata-se de artigo acerca da correlação entre qualidade de vida e os princípios do Direito Urbanístico brasileiro. Analisa-se, sucintamente, o conceito, a classificação e os principais aspectos da expressão “qualidade de vida”, bem como procura estabelecer parâmetros para aferi-la por meio de índices ou coeficientes. Em seguida, examinam-se os diversos princípios do Direito Urbanístico, tendo em vista o direito às cidades sustentáveis. Elencam-se, ainda, as funções elementares da cidade previstas na Carta de Atenas de 1933. Apontam-se, também, os diversos índices que indicam as melhores cidades e países do mundo. Ao final, conclui-se que o sistema de mensuração da qualidade de vida urbana tem estreita relação entre a oferta de serviços e recursos públicos e a medição do efetivo acesso da população aos referidos elementos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Marco Antônio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP, 2012.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Direitos Humanos e Urbanismo. In: FESTER, Antônio Carlos Ribeiro (Org.). Direitos Humanos e... São Paulo: Brasiliense, 1992, v. 2.
CARMONA, Paulo Afonso Cavichioli. Cidade X Violência: o papel do Direito Urbanístico na violência urbana. São Paulo: Marcial Pons, 2014.
DALLARI, Adilson Abreu; FERRAZ, Sérgio (Coord.). Estatuto da Cidade (Comentários à Lei Federal 10.257/2001). São Paulo: Malheiros, 2002.
DI SARNO, Daniela Campos Libório. Elementos de Direito Urbanístico. Barueri-SP: Manole, 2004.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GORDILLO, Agustín. Tratado de Derecho Administrativo, Tomo 1, Parte General. 7. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
LE CORBUSIER. Urbanismo. Trad. Maria Ermantina Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008.
LIRA, Ricardo Pereira. O uso social da terra urbana. Sugestões à constituinte. Revista de Direito da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, nº 38, 1986.
NUVOLATI, Giampaolo. La qualità della vita urbana. Teorie, metodi e risultati della ricerche. Milano: Franco Angeli, 1998.
PEDRAZZINI, Yves. A Violência das Cidades. Petrópolis: Vozes, 2006.
SANTOS, Luís Delfim; MARTINS, Isabel. A qualidade de vida urbana. O caso da cidade do Porto. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Economia, maio 2002.
SOUZA, Marcelo José Lopes. Mudar a Cidade. Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
TRINDADE, Thiago Aparecido. Direitos e cidadania: reflexões sobre o direito à cidade. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 87, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por Creative Commons (CC-NC-ND-4.0 Internacional). A submissão e a publicação de artigos são gratuitos; Trabalhos avaliados por pares duplas cegas; o periódico utiliza o CrossCheck (antiplágio); e cumpre com o Guia dos Editores da COPE - Committee on Publication Ethics, além das recomendações Elsevier e SciELO. Veja os Termos da Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional